Conheça o Curso
Criado em 1941 nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard, o curso de Administração da FEI foi o primeiro de nível superior criado no Brasil.
Na FEI os alunos se transformam em profissionais dinâmicos, com visão analítica e empreendedora para atuar nas diversas áreas de uma organização, além de desenvolver habilidades e conhecimentos capazes de cria e articular uma organização de sucesso
Diferenciais do Curso
Júnior FEI
Empresa administrada e formada por alunos de diferentes cursos de graduação, com foco em projetos de inovação, tecnologia e gestão, desenvolvendo habilidades profissionais e pessoais que são fundamentais para o mercado de trabalho
Currículo por Competências
Currículo baseado em desenvolvimento de competências de acordo com as demandas do mercado, como por exemplo operar organizações por modelo de redes de negócios, olhar de inovação e competitividade, gestão de riscos corporativos, sustentabilidade e gestão de mudança organizacional.
Por que escolher a FEI?
- 1º Curso de Administração da América Latina, fundado em 1941
- Nota Máxima no ENADE/MEC
- Intercâmbio com instituições parceiras
- Mais de 700 vagas de estágios para estudantes de Administração, por ano
- Programa de Iniciação: Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações sociais

Relações Internacionais
O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras
- Formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global
- Programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios
Mercado de Trabalho
Seja um profissional atualizado com as tendências e necessidades do mercado
- Campo de trabalho abrangente
- Atuação em empresas privadas, sem fins lucrativos e governamentais
- Atividades e rotinas empresariais desde o início o curso
Matriz Curricular
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
4º Ciclo
5º Ciclo
6º Ciclo
7º Ciclo
8º Ciclo
Administração no cenário contemporâneo. Revolução Industrial. Pensamento Científico. Administração Científica. Teoria Clássica. Escola de Relações Humanas. Escola Estruturalista. Burocracia. Escola Sistêmica. Escola Contingencial. Modelos e Teorias Contemporâneas da Administração e do Empreendedorismo. Temas emergentes e megatendências da Administração e do Empreendedorismo. Perfil e Mentalidade Empreendedora.
Fundamentos da análise macroeconômica. Determinação do nível de renda e produtos nacionais (modelo keynesiano, oferta agregada - demanda agregada, curva de Phillips). Inflação e Desemprego. Sistema monetário. Contabilidade Social. Balanço de Pagamentos. Teoria do comércio internacional (vantagens absolutas e relativas). Economia Política Internacional. Organismos multilaterais (os acordos de Bretton Woods, GATT/OMC, BIRD, FMI). BRICS - Mercosul - Comunidade Europeia - China - Tigres Asiáticos.
Conceito de inovação. Tipos e graus de inovação. Ecossistemas de inovação. Formulação da pergunta problema. Design thinking. Geração, seleção e difusão de ideias. Conceito de startups e suas fontes de financiamento. Competências para inovar. Modelo de negócios. Minimum Viable Product - MVP. Megatendências.
Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.
Leitura e interpretação de texto: Linguagem e ideologia (intencionalidade, situação comunicacional e público-alvo); Informação e Pensamento crítico (fake news, credibilidade das informações, distinção entre fatos e opiniões); Leitura de gêneros textuais variados e exercícios de interpretação; Correlação e análise de informações de fontes distintas; Comunicação nas redes sociais.
Tipos de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Amostragem. Números aleatórios e o Método de Monte Carlo. Distribuição de frequências, proporções e porcentagens. Distribuição conjunta, marginal e condicional. Estatística Descritiva (posição, dispersão, quantis etc.). Medidas de forma (assimetria e curtose). Uso e construção de gráficos box-plot, scatterplot, histograma etc.
Conversão de relações descritas em linguagem natural para a forma de expressões matemáticas e lógicas utilizando Funções Básicas (Conceituação, representação, domínio e imagem, principais funções). Modelagem e desenvolvimento de soluções de problemas em ambiente computacional.
Conceitos básicos da Contabilidade e da Administração Financeira. Origem e aplicação de recursos nas empresas. Conceito, estrutura e análise das principais demonstrações contábeis brasileiras. Mecanismos para contabilização das transações econômicas da empresa. Análise Vertical e Análise Horizontal das demonstrações contábeis. Análise dos principais indicadores financeiros: rentabilidade, endividamento, liquidez, capital giro e índices de atividade.
Projeto de Vida. Autoconhecimento. Bem-estar sustentável. Metodologia 70:20:10. Aprendizagem contínua formal, socialmente compartilhada e experiencial. Ferramentas de autoconhecimento digitais. Teoria do Bem-Estar PERMA. Ampliação de visão de mundo para início de carreira em gestão e empreendedorismo. Tipos e modalidades de carreira.
Diferentes Estruturas Organizacionais. Abordagem Sistêmica e os Elementos Básicos do Design Organizacional. Condicionantes da estrutura organizacional: fator humano, estratégia, tecnologia e ambiente. Modelos de organização e sua estrutura, cultura, as vantagens e dificuldades do processo de gestão. Modelos Organizacionais de Trabalho. As Tendências das Teorias Organizacionais e seu Papel Futuro.
Conceitos centrais de Marketing. Ambiente de Marketing. Segmentação, seleção de mercado e posicionamento. Composto de Marketing. Planejamento estratégico de Marketing. Marketing e sociedade.
Concepção de Pessoa. Dignidade Humana e Direitos Humanos. Autoconhecimento. Critérios de discernimento para ações individuais ou sociais. Pessoa e Comunidade. Tecnologia e poder: o papel dos organismos sociais.
Limites (conceito, cálculo de limites, casos de indeterminação, limites laterais e continuidade). Derivadas (conceito e interpretação geométrica, cálculo e propriedades, equação da reta tangente, derivadas de funções compostas, derivadas de funções implícitas, pesquisa de máximos e mínimos, análise de concavidade e de ponto de inflexão, problemas de otimização e de taxa de variação). Integral (noção intuitiva, integrais indefinidas, regras de integração, integrais definidas e aplicações).
Análise dos determinantes da oferta e demanda de um bem e o equilíbrio de mercado (em concorrência perfeita). Elasticidades e receita total. Teoria da escolha do consumidor (restrição orçamentária, preferências). Teoria da produção e custos de produção. Estruturas de mercado. Teoria dos jogos.
Panorama e evolução do mercado digital no Brasil e no mundo. Modelos de negócios digitais. Transformação e arquitetura de negócios digitais. Integração de tecnologias digitais. Experiência, personalização e interação com consumidores. Análise de dados para decisões em negócios digitais. Ferramentas que facilitam a colaboração entre equipes e parceiros estratégicos. Níveis de maturidade digital. Segurança e política de privacidade com práticas organizacionais de proteção. Introdução do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) ¿ ISO 27000.
Fundamentos de mercado: mercado consumidor e organizacional. Comportamento do consumidor, consumo e sustentabilidade, consumo e tecnologia. Pesquisa de mercado: planejamento, coleta e análise de dados, tendências e insights de mercado.
Introdução e conceitos básicos de algoritmos. Noções sobre bases de numeração: decimal, binária, hexadecimal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição.
Diferenças entre registro oral e registro escrito; Progressão e organização de ideias; Gêneros textuais e textos técnicos (ABNT); Fontes de pesquisa e análise de informações; Citações, paráfrases e noção de plágio; Elementos de retórica e estratégias argumentativas; Elaboração de apresentação oral.
Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuição Conjunta de Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuições de Variáveis Discretas: Binomial e Poisson. Distribuições de Variáveis Aleatórias Contínuas: Normal e Exponencial.
Fundamentos da gestão de projetos. Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos: PMBOK (Project Management Body Knowledge). Fases e componentes de um projeto. Planejamento, programação e controle do projeto (Gantt, PERT-CPM). Execução e monitoramento de projetos. Gestão de projetos de inovação.
Função financeira na empresa. Métodos de apuração e análise dos custos. Formação de preço. Ponto de Equilíbrio. Análise Custo-Volume-Lucro. Planejamento financeiro (gestão orçamentária). Controle por indicadores de desempenho. Alavancagem operacional, financeira e total.
Habilidades e perfil do empreendedor digital. Concepção de plano de negócio. Identificação e validação de oportunidades. Definição da solução de negócio digital. Geração, entrega e captura de valor. Ferramentas de gestão e análise do mercado. Fontes de vantagens competitivas baseadas nos atributos, benefícios, exclusividades e mapa de riscos de negócios digitais.
Gestão de produtos: bens, serviços e infoprodutos. Estratégias de marketing integrado: branding, pricing, distribuição omnichannel e comunicação. Gestão de serviços: pessoas, processos, ambiente. Experiência do cliente phygital: experiência do usuário (UX) e do consumidor (CX). Avaliação do desempenho de marketing: indicadores e métricas.
Introdução ao Desenvolvimento No-Code e Low-Code; Fundamentos de Programação e Automação; Identificação de Problemas e Necessidades; Seleção de Ferramentas No-Code e Low-Code; Armazenamento de dados; Design de Fluxos de Trabalho e Processos; Desenvolvimento de Aplicações No-Code e Low-Code; User Experience em No-Code e Low-Code; Testes e Validação; Implantação e Manutenção; Estudos de Caso e Projetos Práticos.
A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.
Introdução ao Direito ¿ Noções de Direito: Direito e Justiça. breves noções Constitucionais relacionados à Liberdade empresarial e aos Negócios. Constituição das organizações. Tipos de Organizações. Responsabilidades de sócios. Direito Público empresarial, licitação e gestão público-privada. Direito do Trabalho empresarial. Fundamentos e Obrigações. as relações de consumo e as empresas. Relação. Alcance. Deveres e Obrigações nas relações de consumo. Direito Digital na esfera do Consumidor. Gestão de Propriedade industrial nas empresas. Propriedade industrial e seus tipos.
Distribuições amostrais. Intervalos de confiança para a média e para a proporção. Testes de hipóteses para a média e para a proporção. Testes de hipóteses para comparação de duas médias e para duas proporções.
Sistema Financeiro Nacional. Estrutura e dinâmica do mercado de capitais. Instrumentos de renda fixa. Capitalizações simples e composta. Série de pagamentos (uniformes e não uniformes) aplicados às opções de financiamento e investimento. Sistema de amortização. Classificação das taxas de juros nos mercados financeiros. Instrumentos de renda variável: mercado acionário e mercado de derivativos. Técnicas de análise de investimentos.
Desenvolvimento Sustentável: das origens à agenda 2030. Responsabilidade Social Corporativa. Riscos Socioambientais. Indicadores e Relatórios de Sustentabilidade. Triple botton line. Fatores ESG (Environmenal, Social e Governance). Investimentos e Finanças Sustentáveis. Avaliação de Impactos Socioambientais. Consumo Consciente e Sustentável. Inovação Sustentável. Adaptação às Mudanças Climáticas.
Criação de produtos e serviços digitais. Desenvolvimento de MVP (Produto Mínimo Viável). Design de experiência do usuário (UX/UI). Ferramentas e plataformas para criação de negócios digitais. Estratégias para construção de marca digital. Estratégias de lançamento e de crescimento do negócio digital. Atendimento ao cliente, serviços e suporte do negócio digital. Métricas e indicadores de desempenho. Aspectos legais dos negócios digitais. Propriedade intelectual e direito autoral.
Fundamentos de Marketing Digital: SEO, SEM, mídias e Redes Sociais. Estratégias avançadas de Marketing Digital: Automação de Marketing, Growth Hacking, Conteúdo Orgânico e Anúncios, Marketing de Performance. Análise e Dados: Inteligência de Mercado, Analytics, Big Data, Algoritmos e IA. Compliance, Ética e Privacidade de Dados.
Conceitos fundamentais de Ciência de Dados. Tipos de dados: estruturados e não estruturados. Fontes de dados em ambientes empresariais. Métodos de coleta e limpeza de dados. Ferramentas básicas de análise e visualização de dados. Tomada de decisão baseada em dados. Exemplos de aplicações em áreas como marketing, finanças e recursos humanos. Desafios éticos e privacidade de dados no contexto empresarial.
Correlação e regressão simples. Distribuição de qui-quadrado. Anova. Regressão linear múltipla. Validação de modelos estatísticos. Regressão logística.
Conceito de valor no âmbito estratégico. Value drivers. Métodos de avaliação de empresas: valor de liquidação, fluxo de caixa descontado, múltiplos e opções reais. Modelos específicos para avaliação de startups. Modelos alternativos de avaliação de ativo (CAPM). Indicadores de valor (price-to-earning, price-to-book, price-to-sales, dividend yield, Q de Tobin, WACC, MVA e EVA).
Comportamento organizacional e seu impacto nas áreas organizacionais. Soft skills e sua influência nas relações humanas e no trabalho. Personalidade, emoções, motivação e suas relações com atitudes e sentido do trabalho. Satisfação, insatisfação e sofrimento no trabalho. Percepção, racionalidade, intuição e tomada de decisão. Liderança, poder, negociação e conflitos. Comunicação e equipes de trabalho. Cultura, simbolismo, clima e valores organizacionais. Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. Questões éticas e morais no comportamento organizacional.
A empresa invencível e a criação de valor. Grau de incerteza e effectuation. INPI. Ciclo de vida de um produto inovador. Ferramentas aplicadas de inovação do continuum Desbrave (Inovação Radical) e Explore (Inovação Incremental). Mapa de riscos do continuum da inovação. Retorno esperado e tipos de riscos da inovação.
Fundamentos de gestão de operações. Estratégia de operações. Gestão da produção nas empresas: sistemas de produção, planejamento e controle da produção. Arranjo físico. Indicadores Operacionais. Produção mais limpa. Produção enxuta e a filosofia just-in-time. Gestão da Qualidade Total. Ferramentas da qualidade.
Conceitos fundamentais de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações no ambiente empresarial. Algoritmos de IA e aprendizado de máquina para análise de dados e geração de insights. IA para automação de processos e otimização de operações empresariais. Análise de casos práticos de sucesso em diferentes setores.
Análise por agrupamento. Árvores de classificação. Análise fatorial. Análise de componentes principais. Construção de modelos preditivos. Construção de modelos de classificação.
Estratégia e o processo da administração estratégica. Avaliação do ambiente externo da empresa. Avaliação dos recursos internos da empresa. Vantagem competitiva e posicionamento. Estratégias no nível do negócio (Estratégias Genéricas de Porter). Estratégicas Corporativas (integração vertical e diversificação). Alianças estratégicas. Fusões e Aquisições. Avaliação e Controle Estratégico. Mudança Estratégica e Cultura.
Definição do formato do TCC: monografia ou plano de negócios. Introdução e justificativa do tema. Definição do problema de pesquisa ou oportunidade de negócio e estudo de mercado. Elaboração dos objetivos gerais e específicos. Revisão bibliográfica e construção do referencial teórico. Estruturação da metodologia de pesquisa ou do plano estratégico. Elaboração do cronograma e planejamento das próximas etapas.
Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Gestão por competências. Business partner e o seu valor estratégico para o negócio. Gestão dos macroprocessos de RH: processo seletivo, fit cultural e a lógica dos testes e entrevistas; atração e retenção de talentos; sistemas de recompensas, employee experience e employer branding; gestão de desempenho, people analytics e indicadores da área. Qualidade de Vida no Trabalho. Tendências em Gestão de Pessoas: gestão ágil e digitalização do trabalho, home-office e formatos híbridos, novos modelos de trabalho.
Fundamentos de logística e gestão da cadeia de suprimentos (GCS). Gestão da demanda. Gestão de estoques. Custos logísticos. Projeto de redes de suprimentos e decisões sobre fornecedores, localização e transportes. Técnicas de localização de empresas. Medição do desempenho em GCS. Tecnologia da informação e comunicação em GCS. Gestão de riscos em GCS. Economia circular. Cadeias de suprimentos verdes e sustentáveis. Descarbonização da cadeia de suprimentos.
Modelos avançados de IA. Uso da IA na personalização de produtos e serviços. Impacto da IA na tomada de decisões estratégicas e competitividade. Considerações éticas e legais sobre o uso da IA nos negócios.
O âmbito da ética. Relações étnico-raciais, discriminação e xenofobia. Ética da Lei Natural. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.
Introdução à Engenharia de Software; Ciclo de vida de projetos de Ciência de Dados; Ciência de Dados no contexto de Transformação Digital (Ideação e MVPs ¿ Lean Startup, Design Thinking e Lean Inception adaptados para aplicações de Ciência de Dados); Engenharia de Requisitos e especificação ágil de sistemas baseados em Machine Learning; Arquitetura e projeto de sistemas baseados em Machine Learning (princípios SOLID); Modelagem, Planejamento, Decomposição de Tarefas, Gestão de Requisitos, Gestão de Configurações, Análise de Riscos, Principio de Melhorias, Maturidade de Software, Acompanhamento e Controle de Projeto, Qualidade, Gerência de Métodos Ágeis (XP, SCRUM), Modelos de Referencia (CMMI, MPS-BR), Metodologia CRISP-DM, Governança de dados, frameworks para validação de dados, monitoramento de consistências, metodologia SBAR; Análise Estática, Modern Code Reviews, Assertivas e Testes Automatizados.
Coleta de dados (monografia) ou implementação e desenvolvimento do plano de negócios: Plano de Marketing; Recursos Humanos; Plano Operacional e Financeiro. Análise dos dados dos resultados ou avaliação de viabilidade do negócio. Desenvolvimento da discussão e resultados. Redação das considerações finais e conclusões. Revisão e formatação conforme as normas ABNT. Preparação para a apresentação. Entrega final e defesa do TCC.
Conceitos de liderança e principais características dos líderes. Liderança formal e informal. Teorias clássicas de liderança (teoria dos traços, estilos de liderança e liderança situacional). Abordagens contemporâneas, como liderança carismática, visionária, transacional e transformacional. Liderança tóxica, manipuladora e assédio. Liderança autêntica e compartilhada. Habilidades, competências e papéis de liderança. Liderança, diversidade e interculturalidade. Liderança, trabalho digital e home office. Desenvolvimento do potencial de liderança: história de vida, autoconhecimento e valores, habilidades pessoais, relações interpessoais e construção de redes. Foco no aprimoramento técnico e comportamental. Atividades profissionais e portfólio de realizações. Planejamento, situações adversas e persistência.
Tecnologias Digitais (TD) aplicáveis à Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos (GOCS). Mapeamento e gestão de processos usando TD. Modelos para Transformação Digital da Cadeia de Suprimentos. Tomada de decisão em operações e CS utilizando TD. Rastreabilidade, visibilidade e transparência em GOCS. Plataformas digitais. Tendências e tópicos emergentes em GOCS.
Globalização e mercados emergentes. Integração econômica regional. Teorias do comércio internacional e do investimento estrangeiro. Ambiente econômico e político dos negócios internacionais. Cultura e comportamento nos negócios internacionais. Tipos de estratégias em corporações multinacionais. Modos de entrada em mercados internacionais. Marketing internacional. Logística e operações globais. Responsabilidade social corporativa e ética nos negócios internacionais. Born global e empreendedorismo internacional.
Infraestrutura Centro Universitário FEI







