Home Graduação
Administração

Conheça o Curso

Criado em 1941 nos moldes da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard, o curso de Administração da FEI foi o primeiro de nível superior criado no Brasil.

Na FEI os alunos se transformam em profissionais dinâmicos, com visão analítica e empreendedora para atuar nas diversas áreas de uma organização, além de desenvolver habilidades e conhecimentos capazes de cria e articular uma organização de sucesso

Diferenciais do Curso

Júnior FEI

Empresa administrada e formada por alunos de diferentes cursos de graduação, com foco em projetos de inovação, tecnologia e gestão, desenvolvendo habilidades profissionais e pessoais que são fundamentais para o mercado de trabalho

Currículo por Competências

Currículo baseado em desenvolvimento de competências de acordo com as demandas do mercado, como por exemplo operar organizações por modelo de redes de negócios, olhar de inovação e competitividade, gestão de riscos corporativos, sustentabilidade e gestão de mudança organizacional.

Por que escolher a FEI?

  • 1º Curso de Administração da América Latina, fundado em 1941
  • Nota Máxima no ENADE/MEC
  • Intercâmbio com instituições parceiras
  • Mais de 700 vagas de estágios para estudantes de Administração, por ano
  • Programa de Iniciação: Científica, Tecnológica e de Inovação, Didática e de Ações sociais

Relações Internacionais

O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras

  • Formação técnica e multicultural exigida pelo mercado global
  • Programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios

Mercado de Trabalho

Seja um profissional atualizado com as tendências e necessidades do mercado

  • Campo de trabalho abrangente
  • Atuação em empresas privadas, sem fins lucrativos e governamentais
  • Atividades e rotinas empresariais desde o início o curso

 

Matriz Curricular

1º Ciclo

2º Ciclo

3º Ciclo

4º Ciclo

5º Ciclo

6º Ciclo

7º Ciclo

8º Ciclo

Fundamentos de Administração e Empreendedorismo

Administração no cenário contemporâneo. Revolução Industrial. Pensamento Científico. Administração Científica. Teoria Clássica. Escola de Relações Humanas. Escola Estruturalista. Burocracia. Escola Sistêmica. Escola Contingencial. Modelos e Teorias Contemporâneas da Administração e do Empreendedorismo. Temas emergentes e megatendências da Administração e do Empreendedorismo. Perfil e Mentalidade Empreendedora.

80h
Macroeconomia e Mercados

Fundamentos da análise macroeconômica. Determinação do nível de renda e produtos nacionais (modelo keynesiano, oferta agregada - demanda agregada, curva de Phillips). Inflação e Desemprego. Sistema monetário. Contabilidade Social. Balanço de Pagamentos. Teoria do comércio internacional (vantagens absolutas e relativas). Economia Política Internacional. Organismos multilaterais (os acordos de Bretton Woods, GATT/OMC, BIRD, FMI). BRICS - Mercosul - Comunidade Europeia - China - Tigres Asiáticos.

80h
Business Experience I

Conceito de inovação. Tipos e graus de inovação. Ecossistemas de inovação. Formulação da pergunta problema. Design thinking. Geração, seleção e difusão de ideias. Conceito de startups e suas fontes de financiamento. Competências para inovar. Modelo de negócios. Minimum Viable Product - MVP. Megatendências.

80h
Sociologia

Principais conceitos sociológicos. Trabalho objetivo e subjetivo. A transformação da organização social do trabalho. Trabalho, identidade e interação social. A quarta revolução industrial: trabalho, economia, cultura e política. Novos paradigmas sociais. Estado e políticas de inserção social. Desigualdades, conflitos sociais, identidade e diversidade. Multiculturalismo e pluralidade.

40h
Leitura e Pensamento Crítico

Leitura e interpretação de texto: Linguagem e ideologia (intencionalidade, situação comunicacional e público-alvo); Informação e Pensamento crítico (fake news, credibilidade das informações, distinção entre fatos e opiniões); Leitura de gêneros textuais variados e exercícios de interpretação; Correlação e análise de informações de fontes distintas; Comunicação nas redes sociais.

40h
Visualização de Dados

Tipos de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Amostragem. Números aleatórios e o Método de Monte Carlo. Distribuição de frequências, proporções e porcentagens. Distribuição conjunta, marginal e condicional. Estatística Descritiva (posição, dispersão, quantis etc.). Medidas de forma (assimetria e curtose). Uso e construção de gráficos box-plot, scatterplot, histograma etc.

40h
Introdução à Modelagem Matemática

Conversão de relações descritas em linguagem natural para a forma de expressões matemáticas e lógicas utilizando Funções Básicas (Conceituação, representação, domínio e imagem, principais funções). Modelagem e desenvolvimento de soluções de problemas em ambiente computacional.

40h
Fundamentos de Contabilidade e Finanças

Conceitos básicos da Contabilidade e da Administração Financeira. Origem e aplicação de recursos nas empresas. Conceito, estrutura e análise das principais demonstrações contábeis brasileiras. Mecanismos para contabilização das transações econômicas da empresa. Análise Vertical e Análise Horizontal das demonstrações contábeis. Análise dos principais indicadores financeiros: rentabilidade, endividamento, liquidez, capital giro e índices de atividade.

80h
Projeto de Vida e Carreira I

Projeto de Vida. Autoconhecimento. Bem-estar sustentável. Metodologia 70:20:10. Aprendizagem contínua formal, socialmente compartilhada e experiencial. Ferramentas de autoconhecimento digitais. Teoria do Bem-Estar PERMA. Ampliação de visão de mundo para início de carreira em gestão e empreendedorismo. Tipos e modalidades de carreira.

40h
Business Experience II

Diferentes Estruturas Organizacionais. Abordagem Sistêmica e os Elementos Básicos do Design Organizacional. Condicionantes da estrutura organizacional: fator humano, estratégia, tecnologia e ambiente. Modelos de organização e sua estrutura, cultura, as vantagens e dificuldades do processo de gestão. Modelos Organizacionais de Trabalho. As Tendências das Teorias Organizacionais e seu Papel Futuro.

80h
Introdução ao Marketing

Conceitos centrais de Marketing. Ambiente de Marketing. Segmentação, seleção de mercado e posicionamento. Composto de Marketing. Planejamento estratégico de Marketing. Marketing e sociedade.

80h
Pessoa, Sociedade e Tecnologia

Concepção de Pessoa. Dignidade Humana e Direitos Humanos. Autoconhecimento. Critérios de discernimento para ações individuais ou sociais. Pessoa e Comunidade. Tecnologia e poder: o papel dos organismos sociais.

40h
Cálculo Diferencial e Integral

Limites (conceito, cálculo de limites, casos de indeterminação, limites laterais e continuidade). Derivadas (conceito e interpretação geométrica, cálculo e propriedades, equação da reta tangente, derivadas de funções compostas, derivadas de funções implícitas, pesquisa de máximos e mínimos, análise de concavidade e de ponto de inflexão, problemas de otimização e de taxa de variação). Integral (noção intuitiva, integrais indefinidas, regras de integração, integrais definidas e aplicações).

80h
Microeconomia

Análise dos determinantes da oferta e demanda de um bem e o equilíbrio de mercado (em concorrência perfeita). Elasticidades e receita total. Teoria da escolha do consumidor (restrição orçamentária, preferências). Teoria da produção e custos de produção. Estruturas de mercado. Teoria dos jogos.

80h
Transformação Digital em Negócios

Panorama e evolução do mercado digital no Brasil e no mundo. Modelos de negócios digitais. Transformação e arquitetura de negócios digitais. Integração de tecnologias digitais. Experiência, personalização e interação com consumidores. Análise de dados para decisões em negócios digitais. Ferramentas que facilitam a colaboração entre equipes e parceiros estratégicos. Níveis de maturidade digital. Segurança e política de privacidade com práticas organizacionais de proteção. Introdução do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) ¿ ISO 27000.

80h
Comportamento e Pesquisa de Marketing

Fundamentos de mercado: mercado consumidor e organizacional. Comportamento do consumidor, consumo e sustentabilidade, consumo e tecnologia. Pesquisa de mercado: planejamento, coleta e análise de dados, tendências e insights de mercado.

80h
Lógica e Programação

Introdução e conceitos básicos de algoritmos. Noções sobre bases de numeração: decimal, binária, hexadecimal. Tipos básicos de dados. Variáveis, fluxos sequenciais, operadores matemáticos, lógicos e relacionais. Estruturas de controle de seleção. Estruturas de controle de repetição.

40h
Expressão Oral e Escrita

Diferenças entre registro oral e registro escrito; Progressão e organização de ideias; Gêneros textuais e textos técnicos (ABNT); Fontes de pesquisa e análise de informações; Citações, paráfrases e noção de plágio; Elementos de retórica e estratégias argumentativas; Elaboração de apresentação oral.

40h
Modelos Probabilísticos

Probabilidade. Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuição Conjunta de Variáveis Aleatórias Discretas. Distribuições de Variáveis Discretas: Binomial e Poisson. Distribuições de Variáveis Aleatórias Contínuas: Normal e Exponencial.

40h
Gestão de Projetos

Fundamentos da gestão de projetos. Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos: PMBOK (Project Management Body Knowledge). Fases e componentes de um projeto. Planejamento, programação e controle do projeto (Gantt, PERT-CPM). Execução e monitoramento de projetos. Gestão de projetos de inovação.

40h
Finanças Corporativas

Função financeira na empresa. Métodos de apuração e análise dos custos. Formação de preço. Ponto de Equilíbrio. Análise Custo-Volume-Lucro. Planejamento financeiro (gestão orçamentária). Controle por indicadores de desempenho. Alavancagem operacional, financeira e total.

80h
Concepção de Negócios Digitais

Habilidades e perfil do empreendedor digital. Concepção de plano de negócio. Identificação e validação de oportunidades. Definição da solução de negócio digital. Geração, entrega e captura de valor. Ferramentas de gestão e análise do mercado. Fontes de vantagens competitivas baseadas nos atributos, benefícios, exclusividades e mapa de riscos de negócios digitais.

40h
Gestão de Marketing Phygital

Gestão de produtos: bens, serviços e infoprodutos. Estratégias de marketing integrado: branding, pricing, distribuição omnichannel e comunicação. Gestão de serviços: pessoas, processos, ambiente. Experiência do cliente phygital: experiência do usuário (UX) e do consumidor (CX). Avaliação do desempenho de marketing: indicadores e métricas.

80h
Desenvolvimento NO-CODE e LOW-CODE

Introdução ao Desenvolvimento No-Code e Low-Code; Fundamentos de Programação e Automação; Identificação de Problemas e Necessidades; Seleção de Ferramentas No-Code e Low-Code; Armazenamento de dados; Design de Fluxos de Trabalho e Processos; Desenvolvimento de Aplicações No-Code e Low-Code; User Experience em No-Code e Low-Code; Testes e Validação; Implantação e Manutenção; Estudos de Caso e Projetos Práticos.

40h
Ecologia e Sustentabilidade

A questão ambiental e a vida humana. Teoria Ecológica: Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. O Impacto das novas tecnologias. Eficiência energética. Produção Mais Limpa. Eco eficiência. Logística reversa. Produção sustentável e Análise de Ciclo de Vida do Produto. Normas e Certificações.

40h
Direito Empresarial e de Negócios Aplicados

Introdução ao Direito ¿ Noções de Direito: Direito e Justiça. breves noções Constitucionais relacionados à Liberdade empresarial e aos Negócios. Constituição das organizações. Tipos de Organizações. Responsabilidades de sócios. Direito Público empresarial, licitação e gestão público-privada. Direito do Trabalho empresarial. Fundamentos e Obrigações. as relações de consumo e as empresas. Relação. Alcance. Deveres e Obrigações nas relações de consumo. Direito Digital na esfera do Consumidor. Gestão de Propriedade industrial nas empresas. Propriedade industrial e seus tipos.

80h
Inferência Estatística

Distribuições amostrais. Intervalos de confiança para a média e para a proporção. Testes de hipóteses para a média e para a proporção. Testes de hipóteses para comparação de duas médias e para duas proporções.

40h
Mercados Financeiros e de Capitais

Sistema Financeiro Nacional. Estrutura e dinâmica do mercado de capitais. Instrumentos de renda fixa. Capitalizações simples e composta. Série de pagamentos (uniformes e não uniformes) aplicados às opções de financiamento e investimento. Sistema de amortização. Classificação das taxas de juros nos mercados financeiros. Instrumentos de renda variável: mercado acionário e mercado de derivativos. Técnicas de análise de investimentos.

80h
Sistentabilidade nas Organizações

Desenvolvimento Sustentável: das origens à agenda 2030. Responsabilidade Social Corporativa. Riscos Socioambientais. Indicadores e Relatórios de Sustentabilidade. Triple botton line. Fatores ESG (Environmenal, Social e Governance). Investimentos e Finanças Sustentáveis. Avaliação de Impactos Socioambientais. Consumo Consciente e Sustentável. Inovação Sustentável. Adaptação às Mudanças Climáticas.

80h
Implementação de Negócios Digitais

Criação de produtos e serviços digitais. Desenvolvimento de MVP (Produto Mínimo Viável). Design de experiência do usuário (UX/UI). Ferramentas e plataformas para criação de negócios digitais. Estratégias para construção de marca digital. Estratégias de lançamento e de crescimento do negócio digital. Atendimento ao cliente, serviços e suporte do negócio digital. Métricas e indicadores de desempenho. Aspectos legais dos negócios digitais. Propriedade intelectual e direito autoral.

40h
Marketing Digital

Fundamentos de Marketing Digital: SEO, SEM, mídias e Redes Sociais. Estratégias avançadas de Marketing Digital: Automação de Marketing, Growth Hacking, Conteúdo Orgânico e Anúncios, Marketing de Performance. Análise e Dados: Inteligência de Mercado, Analytics, Big Data, Algoritmos e IA. Compliance, Ética e Privacidade de Dados.

80h
Fundamentos da Ciência de Dados

Conceitos fundamentais de Ciência de Dados. Tipos de dados: estruturados e não estruturados. Fontes de dados em ambientes empresariais. Métodos de coleta e limpeza de dados. Ferramentas básicas de análise e visualização de dados. Tomada de decisão baseada em dados. Exemplos de aplicações em áreas como marketing, finanças e recursos humanos. Desafios éticos e privacidade de dados no contexto empresarial.

40h
Modelos Estatísticos Bivariados e Multivariados

Correlação e regressão simples. Distribuição de qui-quadrado. Anova. Regressão linear múltipla. Validação de modelos estatísticos. Regressão logística.

40h
Valuation

Conceito de valor no âmbito estratégico. Value drivers. Métodos de avaliação de empresas: valor de liquidação, fluxo de caixa descontado, múltiplos e opções reais. Modelos específicos para avaliação de startups. Modelos alternativos de avaliação de ativo (CAPM). Indicadores de valor (price-to-earning, price-to-book, price-to-sales, dividend yield, Q de Tobin, WACC, MVA e EVA).

80h
Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional e seu impacto nas áreas organizacionais. Soft skills e sua influência nas relações humanas e no trabalho. Personalidade, emoções, motivação e suas relações com atitudes e sentido do trabalho. Satisfação, insatisfação e sofrimento no trabalho. Percepção, racionalidade, intuição e tomada de decisão. Liderança, poder, negociação e conflitos. Comunicação e equipes de trabalho. Cultura, simbolismo, clima e valores organizacionais. Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. Questões éticas e morais no comportamento organizacional.

80h
Gestão Estratégica da Inovação

A empresa invencível e a criação de valor. Grau de incerteza e effectuation. INPI. Ciclo de vida de um produto inovador. Ferramentas aplicadas de inovação do continuum Desbrave (Inovação Radical) e Explore (Inovação Incremental). Mapa de riscos do continuum da inovação. Retorno esperado e tipos de riscos da inovação.

40h
Gestão de Operações e Qualidade

Fundamentos de gestão de operações. Estratégia de operações. Gestão da produção nas empresas: sistemas de produção, planejamento e controle da produção. Arranjo físico. Indicadores Operacionais. Produção mais limpa. Produção enxuta e a filosofia just-in-time. Gestão da Qualidade Total. Ferramentas da qualidade.

80h
Inteligência Artificial Aplicada

Conceitos fundamentais de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações no ambiente empresarial. Algoritmos de IA e aprendizado de máquina para análise de dados e geração de insights. IA para automação de processos e otimização de operações empresariais. Análise de casos práticos de sucesso em diferentes setores.

40h
Modelos de Previsão e de Classificação

Análise por agrupamento. Árvores de classificação. Análise fatorial. Análise de componentes principais. Construção de modelos preditivos. Construção de modelos de classificação.

40h
Estratégia Corporativa

Estratégia e o processo da administração estratégica. Avaliação do ambiente externo da empresa. Avaliação dos recursos internos da empresa. Vantagem competitiva e posicionamento. Estratégias no nível do negócio (Estratégias Genéricas de Porter). Estratégicas Corporativas (integração vertical e diversificação). Alianças estratégicas. Fusões e Aquisições. Avaliação e Controle Estratégico. Mudança Estratégica e Cultura.

80h
Trabalho de Conclusão de Curso I

Definição do formato do TCC: monografia ou plano de negócios. Introdução e justificativa do tema. Definição do problema de pesquisa ou oportunidade de negócio e estudo de mercado. Elaboração dos objetivos gerais e específicos. Revisão bibliográfica e construção do referencial teórico. Estruturação da metodologia de pesquisa ou do plano estratégico. Elaboração do cronograma e planejamento das próximas etapas.

40h
Gestão Estratégica de Pessoas

Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Gestão por competências. Business partner e o seu valor estratégico para o negócio. Gestão dos macroprocessos de RH: processo seletivo, fit cultural e a lógica dos testes e entrevistas; atração e retenção de talentos; sistemas de recompensas, employee experience e employer branding; gestão de desempenho, people analytics e indicadores da área. Qualidade de Vida no Trabalho. Tendências em Gestão de Pessoas: gestão ágil e digitalização do trabalho, home-office e formatos híbridos, novos modelos de trabalho.

80h
Logística e Cadeias de Suprimentos Sustentáveis

Fundamentos de logística e gestão da cadeia de suprimentos (GCS). Gestão da demanda. Gestão de estoques. Custos logísticos. Projeto de redes de suprimentos e decisões sobre fornecedores, localização e transportes. Técnicas de localização de empresas. Medição do desempenho em GCS. Tecnologia da informação e comunicação em GCS. Gestão de riscos em GCS. Economia circular. Cadeias de suprimentos verdes e sustentáveis. Descarbonização da cadeia de suprimentos.

80h
Aplicações Avançadas de IA em Negócios

Modelos avançados de IA. Uso da IA na personalização de produtos e serviços. Impacto da IA na tomada de decisões estratégicas e competitividade. Considerações éticas e legais sobre o uso da IA nos negócios.

40h
Ética

O âmbito da ética. Relações étnico-raciais, discriminação e xenofobia. Ética da Lei Natural. Fundamentos da Lei Natural. A opção fundamental e os comportamentos concretos. Direito natural e direito positivo. Ética, ciência e tecnologia. Éticas aplicadas: códigos de ética profissionais; ética dos negócios e ética concorrencial.

40h
Projeto e Gestão de Dados

Introdução à Engenharia de Software; Ciclo de vida de projetos de Ciência de Dados; Ciência de Dados no contexto de Transformação Digital (Ideação e MVPs ¿ Lean Startup, Design Thinking e Lean Inception adaptados para aplicações de Ciência de Dados); Engenharia de Requisitos e especificação ágil de sistemas baseados em Machine Learning; Arquitetura e projeto de sistemas baseados em Machine Learning (princípios SOLID); Modelagem, Planejamento, Decomposição de Tarefas, Gestão de Requisitos, Gestão de Configurações, Análise de Riscos, Principio de Melhorias, Maturidade de Software, Acompanhamento e Controle de Projeto, Qualidade, Gerência de Métodos Ágeis (XP, SCRUM), Modelos de Referencia (CMMI, MPS-BR), Metodologia CRISP-DM, Governança de dados, frameworks para validação de dados, monitoramento de consistências, metodologia SBAR; Análise Estática, Modern Code Reviews, Assertivas e Testes Automatizados.

80h
Trabalho de Conclusão de Curso II

Coleta de dados (monografia) ou implementação e desenvolvimento do plano de negócios: Plano de Marketing; Recursos Humanos; Plano Operacional e Financeiro. Análise dos dados dos resultados ou avaliação de viabilidade do negócio. Desenvolvimento da discussão e resultados. Redação das considerações finais e conclusões. Revisão e formatação conforme as normas ABNT. Preparação para a apresentação. Entrega final e defesa do TCC.

40h
Liderança e Gestão de Equipes

Conceitos de liderança e principais características dos líderes. Liderança formal e informal. Teorias clássicas de liderança (teoria dos traços, estilos de liderança e liderança situacional). Abordagens contemporâneas, como liderança carismática, visionária, transacional e transformacional. Liderança tóxica, manipuladora e assédio. Liderança autêntica e compartilhada. Habilidades, competências e papéis de liderança. Liderança, diversidade e interculturalidade. Liderança, trabalho digital e home office. Desenvolvimento do potencial de liderança: história de vida, autoconhecimento e valores, habilidades pessoais, relações interpessoais e construção de redes. Foco no aprimoramento técnico e comportamental. Atividades profissionais e portfólio de realizações. Planejamento, situações adversas e persistência.

80h
Gestão de Operações e Cadeias de Suprimentos Digitais

Tecnologias Digitais (TD) aplicáveis à Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos (GOCS). Mapeamento e gestão de processos usando TD. Modelos para Transformação Digital da Cadeia de Suprimentos. Tomada de decisão em operações e CS utilizando TD. Rastreabilidade, visibilidade e transparência em GOCS. Plataformas digitais. Tendências e tópicos emergentes em GOCS.

80h
Negócios Internacionais

Globalização e mercados emergentes. Integração econômica regional. Teorias do comércio internacional e do investimento estrangeiro. Ambiente econômico e político dos negócios internacionais. Cultura e comportamento nos negócios internacionais. Tipos de estratégias em corporações multinacionais. Modos de entrada em mercados internacionais. Marketing internacional. Logística e operações globais. Responsabilidade social corporativa e ética nos negócios internacionais. Born global e empreendedorismo internacional.

40h

Infraestrutura Centro Universitário FEI

Formação integrada em tecnologia, gestão e valores humanos, com infraestrutura moderna:
Laboratórios de Engenharia
A FEI possui modernos laboratórios tecnológicos, integrados a multinacionais, oferecendo estrutura de ponta e aprendizado alinhado ao mercado atual.
Centros de Informática
A FEI conta com mais de 30 laboratórios modernos e interligados, com softwares atualizados e foco em pesquisa, ciência e tecnologia.
Centro de Vivência Desportiva, Recreação e Lazer – CVDRL
A FEI oferece um centro esportivo completo com ginásio, quadras, piscina, academia e atividades voltadas à saúde e lazer.
Auditórios
A FEI conta com 4 auditórios no campus de São Bernardo, com estrutura audiovisual para eventos acadêmicos, culturais e profissionais.
Biblioteca "Pe. Aldemar Moreira, S.J."
A Biblioteca da FEI possui amplo acervo e estrutura informatizada, oferecendo serviços e suporte completo às atividades acadêmicas da comunidade.
Capela "Santo Inácio de Loyola"
A capela da FEI, inaugurada em 1978, é símbolo institucional, espaço de oração e celebrações semanais abertas à comunidade.
Estacionamento
A FEI coloca à disposição no campus de São Bernardo do Campo mais de 2 mil vagas de estacionamento espalhado por todo o campus e totalmente gratuito.

Outros Cursos

Copyright © 2025 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS. Todos os direitos Reservados